Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Concurso: Polícia Militar não pode desclassificar ex-usuário de drogas

    Na ficha de inscrição para incorporação na Polícia Militar o candidato assumiu ter sido usuário de drogas na juventude, sete anos antes.

    Publicado por Felipe Souza
    há 3 anos

    Via de regra, os editais dos concursos públicos submetem a nomeação dos candidatos à aprovação em sindicância de vida pregressa. Esse procedimento consiste na análise de histórico pessoal, que é realizado por meio dos dados que constam na ficha criminal e das declarações do próprio candidato na entrevista.

    Caso seja constatado que a conduta do candidato não é compatível com o cargo, desde já será excluído. Conquanto a jurisprudência tenha firmado que a reprovação é legítima quando há condenação criminal transitada em julgado e que a exclusão deve respeitar a razoabilidade e proporcionalidade, há duvida em diversas situações.

    É o que ocorreu no caso de um candidato aprovado no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal, que foi impedido de prosseguir no certame porque relatou que fora usuário de drogas na sua juventude. A sinceridade não prejudicou o candidato, ao final fora decidido que o fato não impede o exercício da atividade policial posto ocorrera sete anos atrás.

    Além do lapso temporal, foi destacado que o candidato era professor, não possuía registros desabonadores, que além de ter sido aprovado no concurso em questão também fora aprovado para a Polícia Militar de outro estado. Tudo colaborou para o desfecho, a decisão foi proferida no AREsp 1.806.617-DF, no dia 01/06/2021, pelo STJ.

    *Esse texto é informativo e tem linguagem simplificada. Recomenda-se que os acadêmicos, bacharéis e advogados consultem o AREsp 1.806.617-DF, o informativo nº 669 do SJT, ou ainda entrem em contato com o autor.

    • Publicações23
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-policia-militar-nao-pode-desclassificar-ex-usuario-de-drogas/1231151203

    Informações relacionadas

    Arnaldo Demétrio Coelho Júnior, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Posso ser eliminar em concurso público por ter um parente criminoso?

    Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Condenação de drogas para consumo pessoal pode atrapalhar na aprovação em concurso público?

    Marconne Celestino, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Fui condenado, e agora? Posso prestar um concurso público?

    Concurseira Determinada, Estudante de Direito
    Notíciashá 9 anos

    Verdade ou Mito? Descubra se você pode prestar concurso público

    Correio Forense
    Notíciashá 8 anos

    Homem que usou droga poderá participar de concurso público da PM

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)