Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ: Cláusula de desconto mínimo automático em caso de atraso em caso de atraso

    Publicado por Felipe Souza
    há 3 anos

    A opção de pagamento do valor mínimo da fatura de cartão de crédito foi regulamentada pelo Banco Central do Brasil -BACEN em 2010. Ocorre que diversas operadoras incluem nos contratos de cartão de crédito cláusulas que permitem o desconto automático do valor mínimo da conta corrente do titular em caso de atraso no pagamento.

    Diante disso, consumidores de todo o Brasil recorrem a justiça requerendo a anulação de cláusulas da mesma espécie. Em um desses casos matéria chegou ao STF e, em 01/06/2021, o Tribunal reconheceu que a cláusula não é abusiva e que se trata de uma garantia benéfica para ambas as partes: ao passo que o consumidor não terá o cartão bloqueado a operadora resguardará parte do pagamento.

    No julgamento também constou que, ainda que o titular conteste a fatura em atraso o desconto será legal, desde que haja a comunicação da retenção dos valores. Justa ou não, a decisão vai ao encontro de uma tendência que há muito tempo ganha força no judiciário, no sentido de que cada vez mais os consumidores e os bancos estão em pé de igualdade contratual.

    *Esse texto é informativo e tem linguagem simplificada. Recomenda-se que os acadêmicos, bacharéis e advogados consultem a Resolução n. 3.919/2010 do BACEN, o informativo nº 669 do SJT, ou ainda entrem em contato com o autor.

    • Publicações23
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-clausula-de-desconto-minimo-automatico-em-caso-de-atraso-em-caso-de-atraso/1231106371

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)